-->

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Meti-me nas dietas...

A moda das dietas low carb parecem ter vindo para ficar e isso é compreensível, afinal elas resultam! 

Logo na primeira semana as pessoas vêem resultados surpreendentes… mas e 1 ano depois?

Vamos ser honestos, TODAS as dietas funcionam, não conheço (quase) ninguém que comece a seguir uma dieta (por mais estapafúrdia que seja) e que não perca peso! Se forças o teu corpo a entrar em Cetose (low carb) perdes peso, se consomes menos calorias perdes peso (independentemente do rácio de macronutrientes), se fazes mais exercício perdes peso… Zone diet, Paleo, Low carb, D 10, 31 dias, dieta das maçãs, jejuns intermitentes… todas funcionam! Se querem perder peso é só escolher a que gostarem mais e seguirem à risca, vão perder peso!

Fácil né? Só um probleminha… o peso que perdemos é muito fofo, ele adora-nos! Por mais que lhe digamos “tás a ver ali aquela portinha?” (Batatinha style) e lhe chutemos um pontapé no real traseiro, ele dá sempre o seu melhor para voltar e normalmente consegue! E assim passamos uma vida inteira no ciclo batatton! Por mais pontapés que levasse o Companhia voltava sempre e o nosso peso também!

Pior que ser gordo é ser gordo mas estar sempre em dieta não? É que vejo isso muito à minha volta e em mim própria… espera se eu estou em dieta desde que me conheço… porque raios sou gorda, ah desculpem “cheinha”? Não faz sentido!

No passado já experimentei as dietas low carb (baixa em hidratos) e as super low calories (baixa em calorias), todas funcionaram, mas se funcionaram porque não estou super magra e fantástica?

Recentemente voltei a tentar controlar o meu peso… comecei com o entusiasmo habitual… com 2.000 calorias já conseguia manter o peso (graças à ausência de dietas nos últimos tempos o meu metabolismo voltou a ser amigo!), logo comecei por descer ligeiramente as calorias que ingeria - passei para 1.800 calorias e adivinhem!? Perdi peso!

Sucessoooo! Mesmo comendo à vontade ao fim de semana (não abusava, apenas comia o que me apetecia), só fazendo dieta durante 5 dias o peso desceu! Fantásticooo! Porque não fiz isto antes?

Passado umas semanas, senti que no fim-de-semana começava a alarvar mais e pensei tenho de deixar de comer à vontade, porque a dieta durante os restantes 5 dias já só servia para perder o que ganhava nesses 2 dias mágicos!

Altura de descer mais as calorias, passei para 1.500 calorias por dia… uauuuu já estou a perder peso outra vez! 

Hum… agora já não estou a perder assim tanto… basta um pequeno abuso no fim de semana para anular o efeito de uma semana de dieta… mas antes da dieta eu já fazia estes “abusos” o peso estava estável! Raios!

Vou atacar isto a sério, acabaram os excessos ao fim de semana e vou tentar não chegar às 1.500 calorias! Ah e será que isto de cortar hidratos funciona? Olha estou por tudo (fase do desespero!), vou fazer uma dieta high fat (alta em gordura) e low carb (baixa em hidratos)!!! 

E neste ponto acho que o nosso cérebro para de funcionar e pomos em causa tudo aquilo que sabemos que é verdade! Comecei a cortar na fruta, cereais, leguminosas, até pesei vegetais (OMG) e dar forte em gorduras (incluindo azeite/óleos) e proteínas processadas (hambúrgueres e tal)!!! Mesmo saudável! Ah a isto vou juntar um toque de jejum intermitente 16/8h! :O

Eh lá, isto sim é emagrecer! Não vou fingir que fiquei fraca, com fome, dores de cabeça ou assim… nope senti-me bem! Estava saciada e a comer ainda menos calorias (mesmo sem querer), graças á gordura que ingeria (que me deixava saciada) e também à limitação de alimentos que de facto podia comer sem fazer disparar os hidratos!

Passaram apenas duas semanas, em que perdi peso à grande, e no sábado fui almoçar fora a um restaurante tradicional, comecei com pão e azeitonas, depois veio um maravilhoso arroz com feijão e eu fiquei louca, comi tanto mas tanto… até me doer mesmo o estômago… não percebia o que se passava comigo! Costumava comer à vontade no fim-de-semana, mas não assim… até ao estômago doer de tão dilatado… finalmente parei de comer e pensei “ok não como mais nada hoje”, mas ainda não tinham passado 10 minutos e já estava a comer um gelado vegan… e à noite jantei à grande outra vez! Tudo bem, domingo controlo isto! Não controlei e em casa fiz o maior bolo da caneca de sempre… e ainda fui comer chocolate às escondidas… eu sabia que estava a comer de mais, até tinha vergonha de deixar o Droski ver quanto eu estava a comer! Mas que raios não me lembro da ultima vez que me passei assim com comida!

No dia a seguir estava de rastos e continuava com uma vontade de comer louca, apesar de não ter fome! Segunda continuava descontrolada…

Lembrei-me de um dia assim, há mesmo muitos anos… estava a fazer a D 10 (super low carb) e a perder peso e a correr bem… até que fui a um buffet e resolvi esquecer a dieta… a meio fiquei tão maldisposta que tive de ir à casa de banho vomitar! Mais chocante ainda? Depois disso continuei a comer!

Ok isto não pode continuar… estavas bem, comias cerca de 2.000 calorias por dia e mantinhas o peso! Estavas saudável (apesar de gorduxa)! E agora estas a entrar na espiral de perder peso a qualquer preço? Pior ainda sabes que o vais ganhar todo… e o processo de autodestruição já está a começar!

A minha mãe sempre disse, se tens dúvidas pára! Esta pareceu-me uma óptima altura para por este conselho em pratica!

Lanchei uma bela granola com banana, jantei um hambúrguer de soja com batata assada e brócolos, tudo sem pesar! E finalmente senti-me bem… nutrida! Sei que parece parvo mas mal comi a granola com a banana senti-me em paz comigo! Já fazia duas semanas sem comer nenhuma banana! A minha coisa mais favorita!!! 

Terça-feira pesei-me, avaliei os estragos… mais 3 kg (esquece) e comecei do zero! Mas sem saber bem o que seria o zero...


Boas veganices! 

Sem comentários:

Enviar um comentário