-->

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Doce de Nougat

Depois do belo almoço na XL Carlota nada como ir para casa para paparmos ainda mais doces!


eita coisa feia! mas boaaaa!


A foto não está bonita, mas o doce é mesmo TOP! Fez super sucesso dos mais novos aos mais velhos! Prometo!

A receita vem daqui: soft-nougat-creme-brulee, mas eu vou facilitar!

Eu aumentei bastante as quantidades, deu uma travessa grande, para ter a certeza que dava para todos, mas ajustem consoante o tamanho do vosso publico :p

Primeiro temos de fazer o Nougat (dobrei a receita)!

- 5 copos de frutos secos a gosto (eu usei +/- 500 gr de amêndoa  e 100 gr de avelã - tudo com casca)
- 1+ 1/2 copo de açúcar integral de cana
- 6 colheres de sopa de melaço
- 6 colheres de sopa de agave

Pré aquecer o forno a 180º. Espalhar os frutos secos sobre um papel vegetal, sem estarem uns por cima dos outros e levar ao forno uns 5 minutos. Deixar arrefecer e tirar as casca (os meus a casca não saltou nadinha, por isso foram mesmo com casca e ficou tudo bom na mesma!).

Juntar todos os ingredientes no processador e processar até obter uma pasta tipo crumble. Reservar.

Eu já não fiz o resto da receita dos Nougats porque para fazer o nosso doce acho que o ideal é mesmo parar por aqui! (mas esta mistura é tãooo boa que quem não quiser doce de colher isto também me parece boa ideia!)

Passando agora para o doce! (usei o Nougat todo, que quando pesei verifiquei que tinha quase 1 kg, por isso acabei por quintuplicar a receita do doce)

- 10 copos de leite de soja sem açucar
- 2 + 1/2 copo de brown sugar
- 1 kg de nougat (receita acima)
- raspa de 1 limão (neste caso deviam ser 5 raspas :p)

eu ralei a casca de um inteiro lá para dentro e também não ficou mau, mas acho que com as raspa ficava melhor para não se sentir tanto o travo do limão. Por isso se gostam do travo de limão raspem mesmo a casca se querem mais suave usem só a raspa.

- 2 paus de canela (só usei dois como na receita original, mas tinha sido boa ideia aumentar também)
- 3 + 1/3 copo amido de milho (maizena)
- 2 + 1/2 copo de leite de soja (temperatura ambiente)

Num tacho juntar o leite de soja sem açúcar, o limão, a canela e o açúcar e levar ao lume baixo/médio até ferver. Desligar o lume e tirar os paus de canela e a raspa de limão (se não rasparam tudo claro).

Deitar o nougat na mistura anterior, levar ao lume e mexer até ficar tudo bem incorporado. Reservar.

Numa tigela à parte juntar o amido do milho com o restante leite de soja (temperatura ambiente), até ficar bem dissolvido.

Juntar a mistura do amido no tacho com a mistura anterior e levar a lume baixo mexendo sempre até a mistura ficar com uma textura cremosa (tipo pudim). Levou uns 6 minutos.

Depois é só deitar a mistura numa travessa e cobrir com película plástica, mesmo a tocar no doce, para não criar uma película mais rija em cima. Deixar arrefecer completamente à temperatura ambiente. Quando tiver arrefecido é só passar para o frigorífico na própria travessa ou distribuir por taças individuais. Deixei no frigorífico durante a noite (mínimo 4 horas segundo a receita).

Volto a dizer... é boooom!

Boas veganices!

Sem comentários:

Enviar um comentário