-->

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Pizza com base de courgette

Já tinha ouvido falar antes de uma tal de base de pizza saudável, que tinha como base... courgette! Parecia-me óptima ideia, mas as primeiras receitas que vi levavam farinha, por isso adiei a ideia... até que encontrei o queijo para pizzas da Violife!!!



Tinha que experimentar e para isso precisava de uma pizza, mas não me apetecia nada comer farinha! Nova busca por pizza de courgette e encontrei a receita perfeita, tão saudável que até fazia confusão :D (olha aqui o miminho)

Aqui segue a receita que eu fiz, em português e com as quantidades em gramas, sempre a ajudar a Meia-Leca! :)

Ingredientes: 

- 50 gr quinoa crua
- 270 gr courgette
- 60 gr aveia
- 1 cs rasa de fermento
- 1 cc substituto sal (mistura de ervas que comprei no celeiro)












1. pré-aquecer o forno a 180º

2. deitar agua a ferver sobre a quinoa e deixar repousar 10 minutos.

3. misturar os ingredientes todos na liquidificadora e processar até ficar uma massa tipo panqueca (sim é liquida, não é como a massa de pizza! mas nada de desespero que no final vai correr bem!)

4. agora é só fazer duas mini pizzas em cima de papel vegetal com alguma gordura (muito pouca mesmo) - é melhor fazer 2 pequenas porque a meio do tempo é preciso virar e com uma grande vai ser difícil

5. levar ao forno 10/12 minutos, depois deste tempo virar e deixar mais uns 6 minutos (a receita original dizia mais 10/12, mas as minhas já estavam a ficar muito escuras)

E pronto, depois é só por o recheio!

Eu usei este molho de tomate, mas em vez de azeite pus água, aumentei um pouco a pimenta e não usei sal (usei a tal mistura de vegetais) e ficou bastante bom! (além disso a receita é tãooo simples) Ah sobrou mesmo muito, se for só para esta pizza meia receita ou mesmo um quarto chegam perfeitamente.

Depois levou o queijo da Violife (opah é tão bom que até voltei a ler os ingredientes para ter a certeza que não me tinha enganado e comprado mesmo queijo).

E por fim tofu (que já tinha marinado e salteado - sem gordura claroooo), cogumelos frescos (1 cogumelos por pizza para ser mais precisa, sim são pequenas :p), ananás e azeitonas!




Atenção que esta receita dá duas pizzas pequenas o que para nós deu para duas pessoas, uma para cada um e me pareceu suficiente, acompanhada de uma boa saladinha então... perfeito! Mas não é enfarta brutos :D se tiverem com mais fomeca (ou precisarem de mais calorias), para duas pessoas é melhor aumentar as quantidades!

Enfim... Melhor pizza que já fiz em casa! Cada pizza ficou com cerca de 385 calorias (já com recheio). Considerando só a base cada uma tem 230 calorias, 16% DDR ferro e 9 gr proteína e muito mais coisas boas, topem só:

informação nutricional só da base
Boas veganices! (e saudáveis e gostosas!!!!)

Sem comentários:

Enviar um comentário