-->

sexta-feira, 28 de abril de 2017

O açúcar da fruta faz mal?

Tinha outro post preparado para hoje, mas...

Já falei sobre este tema antes Quantas peças de fruta se deve comer por dia?, mas hoje um colega enviou-me uma preciosidade tão, mas tão grande que eu não resisti!

Preciosidade: ler aqui

Basicamente é uma ode contra o açúcar, o que eu concordo muito!!! Mas só até aquele ponto em que a fruta é metida no mesmo saco que o açúcar!


Hum? A fruta ainda é pior que o açúcar branco porque não tem glicose?! Agora estou tãoooo confusa!

Mas então o que será boa ideia comer?


Porque estão a juntar bolachas à fruta? Eu nunca como fruta com bolachas (e ainda bem que acaba com esse mito de que quando se come uma peça de fruta se deve acompanhar de bolachas!)... ah mas mesmo sem bolachas farinha com água (aka pão) é mais saudável que fruta... esta não sabia mesmo! (e atenção que não estou a dizer que o pão é o demo, porque não concordo que seja - viva o pãozinho, mas caramba... pão ou fruta? qual será mais saudável? pleaseeeee)

E que posso comer mais então?


Tenho de comentar esta? 

Mas atenção que puxam a cartada da Organização Mundial de Saúde (WHO)!



Espera mas ela própria parece dizer que os 25 gr são para além (ou seja excluem) a fruta fresca!!! Opah agora estou mesmo confusa... ela vai buscar informação à (WHO) para dar credibilidade à informação, mas depois apresenta a informação acrescentado aquilo que não é mais que uma opinião!

Vamos mas é ver o que a WHO diz de FACTO sobre isso!




Ok, 10% das calorias, considerando um consumo de 2000 calorias/ dia traduz-se em 200 calorias/dia que são 50 gr de açucar.


Ok, indo mesmo mesmo para mais perto do ideal são 25 gr de açúcar (o artigo fazia sentido!). Mas de "free sugars", e o que é isto de "free sugars"?


O que é que não aparece como "free sugars"? Fruta! Fruta inteira! Logo... não confundir a opinião de alguém com as directrizes da WHO, porque não são a mesma coisa!

Reduzam o açúcar, alias livram-se completamente disso e só terão a ganhar, mas comam fruta!!!

Viva a frutinha! (especialmente as bananas! ai como eu as adorooooo!)

Boas veganices!

Sem comentários:

Enviar um comentário