-->

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Tensão arterial alta - onde se esconde o sal?

Toda a minha vida tive tensão arterial baixa, tal e qual a minha mãe, deve estar nos genes... por isso nunca me preocupei minimamente com a quantidade de sal que ingiro, não que use muito quando cozinho, mas simplesmente nunca liguei! 

O Droski, tal como eu, sai a um progenitor, mas o legado dele foi bem diferente e a tendência para tensão alta é bem real.

Depois de uma medição assustadora na avaliação do ginásio (já na zona laranja) decidimos que estava na altura de começar a ligar as estas coisas! Tinha começado a caça ao sal!

O primeiro passo foi perceber quanto é muito sal... segundo a OMS (organização mundial de saúde) a quantidade máxima de sal que podemos consumir são 5 gramas por dia, mas muitos estudos já apontam para valores mais baixos, especialmente para quem sofre de hipertensão.

Com esta informação em mente começámos a ler rótulos... Sabiam que tudo tem sal? A sério! Tudo tem muito sal!

O pão por exemplo, de acordo com a legislação portuguesa cada 100 gramas só pode ter um máximo de 1,4 gramas, pelo que tenho visto a maioria dos pães anda entre 1 grama e este máximo... mas espera, isto é imenso! Considerando que facilmente comemos 100, 200 ou mesmo 300 gr de pão! (e ainda nem contámos com o que pomos lá dentro!)

As bolachas, são outro drama, com raras excepções anda tudo em volta do 1gr de sal por cada 100gr de produto, aquelas salgadinhas... chegam facilmente aos 3 ou 4 gr por cada 100 gr de bolachas!

Enlatados? sal! polpa de tomate? sal! leite? sal! cereais de pequeno almoço? sal! papa de bebé? para meu grande choque... sal! Enfim tudo o que vem numa embalagem parece estar cheio de sal.

Isto foi mesmo um choque,  comer uma tigela de flocos ao pequeno almoço, almoçar feijão enlatado com arroz, lanchar um pãozinho e jantar massa com molho de tomate já é suficiente para se estar a ingerir sal a mais!

Eu conseguia ver o desespero nos olhos do Droski enquanto corria as prateleiras e encontrava sal nos produtos mais insuspeitos... mas era a saúde dele que estava em jogo, tínhamos de encontrar alternativas!


No próximo post vou partilhas as soluções que encontrámos e os resultados que ele teve, mas por enquanto lanço o desafio... todos os que dizem que têm tensão alta e que é genético e que não há nada a fazer... todos os que dizem que não comem sal nenhum e mesmo assim a tensão não baixa... PAREM, parem um momento... pensem bem naquilo que comem no vosso dia a dia, leiam rótulos e tirem as vossas próprias conclusões... consomem assim tão pouco sal?

Boas veganices!

Sem comentários:

Enviar um comentário